Clube de Teatro

Clube de Teatro

A ideia de se fazer teatro na nossa escola surgiu no terceiro período do ano letivo de 2013 – 2014, aquando da lecionação do texto dramático a uma turma do 5.º ano; uma aluna levou para a aula o livro “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, adaptado para os mais novos por Rosa Lobato de Faria. De imediato surgiu a ideia da turma colocar a peça em cena, mas como o final do ano letivo estava próximo, pensou-se em retomá-la no 6.º ano.
No ano letivo seguinte, continuei a ser professora de português da turma e, através de um aluno, conheci a Dr.ª Célia Figueira; conversámos sobre a ideia de colocar em cena a peça de Gil Vicente e a Dr.ª Célia, a quem muito agradeço toda a dedicação e trabalho desde o primeiro momento, de imediato de disponibilizou para encenar e dirigir os nossos alunos. Mas devido a vários constrangimentos, a peça não foi posta em cena, com muita pena de todos.
No final do ano letivo de 2014 -2015, foi apresentado, ao senhor diretor, o projeto de um clube de teatro para a nossa escola, cujos objetivos são: promover o gosto pela leitura; enriquecer o vocabulário; promover o desenvolvimento das literacias; contribuir para uma melhor articulação fonética; contribuir para melhorar / manter uma postura corporal correta; fortalecer a autoestima; desenvolver a criatividade e o sentido crítico; promover a comunicação entre pares e entre alunos e adultos e incentivar à compreensão e ao respeito pelos outros.
O projeto foi aprovado e o clube de teatro da nossa escola teve o seu início no ano letivo de 2015 – 2016, sendo o horário funcionamento à quarta-feira à tarde, das 14:30 horas até às 16:00 horas. Foi encenada e ensaiada a peça “Os Dez Cobrimentos”. O elenco era constituído por quinze alunos de vários anos de escolaridade, sendo o entusiasmo e a vontade de fazer bem, aspetos que eu destaco em todos eles. No final do ano letivo, a peça foi apresentada, primeiramente, na nossa escola e, depois, no auditório da Biblioteca Municipal e na sociedade recreativa “Estrela Moitense”. Nestas três representações os nossos alunos estiveram muito bem e receberam muitos aplausos e elogios.
No ano letivo seguinte (2016 -2017), foi encenada e ensaiada a peça “O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. O elenco era constituído por treze alunos que tiveram um excelente desempenho, apesar do texto ser mais difícil e exigir um maior esforço e muita criatividade aos nossos pequenos grandes atores. Tal como já havia acontecido anteriormente, no final do ano letivo, a peça foi apresentada no auditório da Biblioteca Municipal e na sociedade recreativa “Estrela Moitense”, tendo sido os nossos alunos muito elogiados e aplaudidos.
Este ano, a peça vai ser de novo representada pelos nossos alunos no próximo dia 8, na nossa escola para os alunos do 5.º ano.
No dia 21 de fevereiro do próximo ano, a Escola Fragata do Tejo vai estar representada (com os nossos alunos de teatro) no Festival Internacional de Teatro, que terá lugar no auditório do Agrupamento de Escolas “Eça de Queirós”, em Lisboa. 

Com muita pena nossa, temos jovens atores, que estão agora no 9º ano, a deixarem-nos devido ao estudo e à preparação para os exames, mas novos alunos, alguns do 5.º ano, já entregaram a sua inscrição e querem muito começar a frequentar o nosso clube. É um orgulho para todos nós!

Comentários